O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA), Erick Pedreira, é o novo secretário do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad). Os dirigentes de planejamento e administração de todo o país se reúnem dias 14, 15 e 16 de setembro, em Foz de Iguaçu, no Paraná, para discutir o planejamento, o orçamento e a administração das universidades federais brasileiras.
O Forplad se reúne quatro vezes ao ano de forma itinerante. Assim, cada cidade brasileira sedia o encontro a cada edição. O Fórum também é consultivo da Associação Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e tem por função discutir aspectos na área de orçamento, financiamento do ensino superior público e traçar estratégias que garantam uma maior dotação orçamentária para as IFES.
“Na prática, são estratégias para que as universidades obtenham mais recursos e administrem melhor estes investimentos, mas também um espaço de discussão de questões importantes na vida universitária, como: avaliação institucional, indicadores de desempenho e informações institucionais”, explica Erick Pedreira.
Ao todo, cinco pró-reitores permanecem à frente da comissão nacional do Forplad. Além do presidente, que atualmente é o professor doutor João Carlos Barbirato, pró-reitor de Gestão Institucional da Universidade Federal do Alagoas (UFAL), há o vice-presidente, o tesoureiro, o representante do conselho fiscal e o secretário nacional. Recentemente, durante a recomposição do grupo de dirigentes, o professor doutor Erick Nelo Pedreira assumiu o cargo de secretário da coordenação nacional.
Forplad discute questões estratégicas para as universidades – Segundo o novo secretário do Forplad, é possível observar o resultado dos trabalhos do Fórum, por meio dos relatórios anuais da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC). Também há atuação do Forplad em ocasiões de discussão de renovação da matriz orçamentária das universidades.
O orçamento destinado a cada universidade está relacionado, na grande maioria das vezes, a indicadores relacionados a projetos de ensino, pesquisa ou extensão, dentre outros. Mas a estratégia para obtê-los deve estar indissociável dos setores de planejamento e de administração que integram o Forplad. “Quando o governo discute o total reservado a universidades no orçamento anual, ele dialoga com a Andifes, que, por sua vez, consulta a comissão de modelos do Forplad”, explica Erick Pedreira.
O aumento do número de vagas, a contratação de pessoal, os recursos disponíveis para criar e manter projetos de pesquisa e extensão ou os investimentos para a cooperação internacional ou mobilidade de alunos e professores são exemplos de ações discutidas no âmbito do Fórum. “Com a nomeação, a UFPA está ainda mais próxima destas discussões e mais atualizada em relação ao que está acontecendo”, conclui o pró-reitor.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.