sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Chamada Pública Ipea - Integração Brasil-Venezuela

Está aberta Chamada Pública do Ipea de 5 bolsas para o projeto "Política pública, desenvolvimento produtivo e integração Amazônia-Orinoco", vinculado à Missão do Ipea na Venezuela. Trata-se de investigação para subsidiar a elaboração do "Plano Integrado de Desenvolvimento Norte do Brasil Sul da Venezuela" e a cooperação para o desenvolvimento de cadeias produtivas articuladas e o planejamento territorial.
As bolsas, de seis meses prorrogáveis, variam entre US$ 2.000 e US$ 5.500 de acordo com a experiência e titulação acadêmica. A data limite para a submissão de candidaturas é 26 de setembro e o início das bosas será em outubro de 2011. O edital com informações completas está disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/110912_chamadapublica_procin003.pdf.


PROPÓSITO DO TRABALHO

A integração da América Latina é objetivo constitucional da República Federativa do Brasil e a cooperação sul-sul diretriz da política externa brasileira. Dentro desse propósito, o Brasil tem intensificado as relações com a Venezuela em projetos integrados por diferentes agências governamentais brasileiras como Caixa Econômica Federal, Embrapa e Ipea, apoiando o desenvolvimento integral da Faixa Petrolífera do Orinoco e do estado de Sucre.Amplia-se, assim, o potencial de integração entre o Norte do Brasil e o Sul da Venezuela e torna-se necessário o aprofundamento de estudos sobre a região para fundamentar propostas de políticas públicas e ações governamentais concertadas, promovendo o desenvolvimento articulado entre os dois países.Os planos de investimentos previstos para os setores petrolífero e naval na Venezuela terão impactos regionais, especialmente no Brasil, em função da recente recuperação da indústria naval e do potencial de expansão do setor de petróleo com a produção oriunda da camada do pré-sal. Coloca-se, portanto, a necessidade de acompanhar o desenvolvimento dos dois setores na Venezuela e apontar as possibilidades de integração produtiva com o Brasil.Atualmente, o governo da Venezuela apresenta duas prioridades para políticas públicas, habitação e o desenvolvimento agrícola. O governo brasileiro já tem cooperado com ambas por meio, respectivamente, da Caixa Econômica Federal e da Embrapa. Neste sentido, a pesquisa deve revisar os planos venezuelanos e brasileiros existentes e avaliar a sua efetividade e o potencial de integração, em quatro temas, a saber:

a)  Planejamento e Políticas Públicas para a integração Brasil-Venezuela (2 bolsas);
b)  Matriz Institucional (1 bolsa);
c)  Política Industrial e Integração Produtiva Brasil-Venezuela com ênfase no setor petrolífero ou naval (1 bolsa);
d)  Planejamento territorial com ênfase em política habitacional ou desenvolvimento agrícola (1 bolsa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.