sábado, 16 de junho de 2012

O temor do Senhor e a sabedoria


Como convivo diariamente no meio acadêmico percebo que muitos perseguem durante uma vida inteira conhecimentos e sabedoria. Curiosamente alguns acham que a busca pelo conhecimento, pela ciência, acaba se colocando em uma rota de antagonismo em relação a uma vida espiritual e a busca pelo conhecimento e intimidade com Deus. Chega até mesmo a ser clichê que mestrandos e doutorandos preguem o ateísmo. Para estes a busca da razão acaba sendo antagônica a uma vida espiritual intensa. Somente com a maturidade é que eles vão entender que ciência e religião não são antagônicas. Muito pelo contrário, podem conviver em perfeita harmonia e sem contradição.
Apreendemos na Bíblia que “O temor do senhor é o princípio da sabedoria..." (Prov. 9.10). Compartilho para reflexão o Capítulo 2 do livro de Provérbios e desejo um sábado abençoado em nome de Jesus para todos!
Provérbios Capítulo 2: "Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento; sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento; ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade, guardando-lhes as veredas da justiça, e preservando o caminho dos seus santos. Então entenderás a retidão, a justiça, a eqüidade, e todas as boas veredas. Pois a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será aprazível à tua alma; o bom siso te protegerá, e o discernimento e guardará; para te livrar do mau caminho, e do homem que diz coisas perversas; dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas; que se alegram de fazer o mal, e se deleitam nas perversidades dos maus; dos que são tortuosos nas suas veredas; e iníquos nas suas carreiras; e para te livrar da mulher estranha, da estrangeira que lisonjeia com suas palavras; a qual abandona o companheiro da sua mocidade e se esquece do concerto do seu Deus; pois a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para as sombras. Nenhum dos que se dirigirem a ela, tornara a sair, nem retomará as veredas da vida. Assim andarás pelo caminho dos bons, e guardarás as veredas dos justos.Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão exterminados da terra, e dela os aleivosos serão desarraigados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.