sábado, 7 de janeiro de 2012

Crônica: Feliz aniversário Belém do Pará

Eduardo José Monteiro da Costa

 No dia 12 de janeiro de 2012 a Cidade de Santa Maria de Belém completa 396 anos de fundação. É um momento festivo, sem dúvida, mas acima de tudo precisa ser um momento de reflexão. Precisamos olhar a trajetória de nossa cidade e olhar para o nosso futuro. Qual o futuro da Cidade de Belém? Da forma como caminhamos teremos algum futuro?
Há cem anos, no auge do Ciclo da Borracha, Belém foi chamada de Nova York do Sul. Já tivemos uma das cidades mais pujantes e belas do país. Hoje, como belenense, tenho a nítida impressão de que estamos ficando para trás. Mas por quê?
Falta-nos um grande estadista. Alguém que planeje a cidade do hoje e do amanhã. Que pense caminhos e alternativas. Ou seja, mais do que nunca precisamos de planejamento urbano! Não podemos construir uma cidade com base em ações pontuais e apenas reativas. Precisamos de pro-atividade, de inventividade. Precisamos de gestores e representantes políticos realmente comprometidos com o novo. Precisamos de ousadia em nossa capital. Belém precisa ser pensada, planejada, sonhada e reinventada. Em fim, seriamente transformada.
Problemas antigos apenas agravam-se a cada dia. Um exemplo claro disto é o nosso trânsito. Sem falar do problema da informalidade, saúde, segurança publica, transporte público, geração de empregos, dentre outros. Precisamos de uma agenda estratégica para a nossa cidade. E acima de tudo precisamos de ação.
Desejo um feliz aniversário para a nossa Cidade das Mangueiras, também chamada de Cidade Morena. Mas também desejo que a nossa população participe mais de nossa vida política cotidiana e que neste ano vote com consciência, escolhendo representantes mais qualificados, honestos e comprometidos com o social.

2 comentários:

  1. Belem a exemplo de outras capitais do Brasil se depara com problemas de infra estrutura, saúde, segurança.........! Moro em Belém ha exato 8 anos, gosto daqui e tenho essa cidade como "minha" depois de morar mais de 20 anos na capital Paulistana. Percebo que os seguidos prefeitos desta cidade tem pouca vontade politica de melhorar a vida dos que aqui vivem, eles pensam muito em ganhar o meu o seu o nosso voto, e nos devolvem como serviços um pórtico de entrada na cidade (que teve uma enorme festa de inauguração). Eu fiquei curioso em saber sobre o tal pórtico que nada mais é que uma passarela de "luxo", sinceramente não entendo como uma obra dessa dimensão demorou mais tempo para ser feita do que o tempo que o Japão gastou para reconstruir cidades devastada por catastrofes, e ao final o prefeito cara de pau vai inaugurar "isso" como se fosse a obra mais importante desta cidade, sinceramente é deprimente este prefeito. Só falei de um caso isolado mas temos outras tantas dezenas de problemas espalhados por Belém que falta vontade politica, porém estes outros problemas muitas vezes não lhes rende voto e isso não é interessante. Por fim gostaria de alertar ao futuro prefeito que Belem hoje concentra grande parte de novas moradias na região da Aug Montenegro, um espaço X onde antigamente vivia 10 pessoas daqui alguns dias no mesmo espaço viverá 1000 pessoas, essas 1000 pessoas possuem necessidade de transporte de vias para transitar, de um minímo de consideração, porém não vejo nada ser melhorado por ali, só aumenta o numero de carros e moradores. Belem te quero viva, sei que muitas gestores públicos gostaria de possui-lá para fazer deste local um dos melhores para se viver, espero que tenhamos maturidade suficiente para escolher estes novos gestores, para uma cidade melhor no futuro.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.