Estou convencido da necessidade de mudança na mentalidade
hoje imperante no serviço público do estado do Pará, quer em nível estadual,
quer em nível municipal. Neste momento é importante distinguir funcionário
público de servidor público. Destaco que esta divisão não é consagrada, mas
apenas uma forma de ilustrar um paradigma cultural que impera na administração
pública no estado do Pará.
Na administração pública no estado do Pará há uma clara
predominância da cultura do funcionário público. Este se caracteriza por ter
clareza de todos os seus direitos, mas de não cumprir com destreza as suas
obrigações. Não tem compromisso com a coisa pública e com aqueles que
necessitam de serviços públicos de qualidade. Condena a burocracia pública a
morosidade, falta de compromisso e ineficiência. Não prima pela melhoria da
condição de vida do cidadão, mas move-se unicamente pela questão pecuniária
própria.
Do outro lado, há o servidor público, este sim
compromissado com a coisa pública e com os resultados da gestão. É dedicado, eficiente,
eficaz e efetivo. Tem compromisso com a melhoria das condições de vida dos
usuários dos serviços públicos. É um idealista por natureza, tem compromisso
acima de tudo com o social e o coletivo. Envolve-se profundamente nas tarefas e
ações que são de sua responsabilidade. Está sempre prensando em implementar
melhorias.
Infelizmente, temos muito mais funcionários públicos do que servidores
públicos. Assim, se queremos romper com a condição de subdesenvolvimento,
precisamos no bojo deste processo romper com o paradigma cultural do
funcionário público e implementar o paradigma do servidor público.
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