quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Governo do Estado cria Secretaria Extraordinária de Articulação Municipal


Parabenizo o Governador Simão Jatene (PSDB) por ter criado a Secretaria Extraordinária de Articulação Municipal. Não há dúvida de que a relação entre o executivo municipal e o executivo estadual precisa se afinar para a construção de um modelo social alternativo, com políticas públicas articuladas em múltiplas escalas e pactuadas com a população. A agenda federativa a ser vencida no Pará é enorme e desafiadora. Torço por um bom trabalho do colega economista Sérgio Bacury. Sei que ele tem competência e ânimo para realizar um bom trabalho.
Vale somente rememorar que no Governo Ana Júlia (PT), a então criada (e extinta logo no início do Governo Tucano) Secretaria de Estado de Integração Regional, que teve como secretário o Cientista Social André Farias (hoje professor da UFPA), da qual eu tive o privilégio além de elaborar o projeto de criação de ser o secretário adjunto, tinha, dentre outras missões institucionais, as mesmas hoje atribuídas a nova secretaria. Destaca-se naquele momento a criação da Sala das Prefeituras, a Política Estadual de Apoio ao Desenvolvimento de Consórcios Públicos, a Política de Apoio ao Desenvolvimento de Agências de Desenvolvimento Regional, os planos de desenvolvimento regionais (Marajó, Xingu, Tocantins e Lago de Tucuruí), os agentes de integração regional, o Fórum de Gestores Regionais, o Fórum de Prefeitos, os Centros de Integração Regional (Santarém e Marabá), o Atlas da Integração Regional, e uma lógica proposta diferenciada para a operacionalização do Fundo de Desenvolvimento do Estado do Pará (FDE).
Pena que a agenda proposta foi interrompida com a mudança de governo. Espero que a nova secretaria, com humildade, retome aquela agenda proposta, pois para além das picuinhas político-partidárias, há uma população, principalmente no interior do estado do Pará, extremamente carente e ávida pela presença do Estado e de políticas públicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.