sábado, 18 de fevereiro de 2012

Nova enquete sobre Belém do Pará

A Cidade de Belém hoje se caracteriza por ser uma metrópole caótica em todos os sentidos. Falta planejamento público e uma visão holística na gestão municipal. Ademais, Belém não pode mais ser vista de forma não integrada com a nossa Região Metropolitana. A ausência destes elementos tem produzido um espaço urbano caótico. Neste sentido, não perdendo de vista que a intervenção urbana precisa ser sistêmica, integrada e holística, o Blog Economia, Política e Religião lança uma enquete com o objetivo de destacar a área hoje mais problemática em nossa cidade. Participe. Vote na área que você acha que precisa de urgente atenção do poder público municipal. Poste nos comentários a sua opinião. Exercite a sua cidadania! 

6 comentários:

  1. Belém é uma Cidade que foi ao longo de sua fundação, tendo uma ocupação do solo de forma desordenada.Entre outras situações, a que mais me chama atenção é a orla totalmente mal ocupada.Somos uma cidade sem "OLHOS".A visão mais bonita que temos que é nossa Baía,não desfutamos deste óasis, por que, além da ausência de saneamento básico, palafitas e comércio de madeiras etc. causam a maior sujeira e dificulta qualquer planejamento emergencial, dados os custos das desapropriações.Aliado a isso, falta de vontade política e coragem de implementar políticas de saúde para nossa Cidade.A política de saúde que me refiro envolve sanaeamento básico,ambiental e de respeito aos direitos civis e sociais do Cidadão.O próximo Prefeito terá que ter um perfil de Cidadão que ame esta cidade.Deverá amar esta Cidade a partir de sua história.Resgatar a Cultura desta Cidade a partir do bairro que lhe originou-Cidade Velha.Transformar este bairro em Cartão Postal da Cidade, revitalizar os espaçoes históricos e limpar a Cidade não só dos dejetos espalhados no seu solo,como também, retirar estas propagandas colocadas de qualquer forma a frente de prédios que merecem todo respeito cultural.Implementar ações de Políticas Públicas, respondendo aos direitos Constitucionais do Cidadão Paraense.

    ResponderExcluir
  2. De fato a população/cidadão da nossa amada Belém não está suportando tanta desorganização estrutural, sem um planejamento real e condizente com a realidade urbana que a Capital está passando. Só um PLANEJAMENTO INTEGRADO é uma das principais solução e saída para outros demais urgente problemas sociais e ambientais. O transito deixa quase que a maioria altamente estressada e perdem muito tempo da sua vida no transito. Outro principal fato de grande atenção e resolução de problemas é saúde pública e poluição (visual, ambiental e sonora). Haja paciência para que um dia venha um verdadeiro Líder político-social para se candidatar a prefeito que seja visionário e empreendedor! Você acredita que um dia possa existir um líder dessa natureza ou teremos que moldar e/ou consolidar um?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teremos que moldar e/ou consolidar um.Infelizmente estes que estão ai não se enquadram neste perfil.Haja PACIENCIA COM ESSA INCOMPETENCIA MEU CARO.

      Excluir
  3. Professor Eduardo, penso que todos esses pontos que são indicados em sua enquete merecem ser marcados, porém, como parece que devemos marcar apenas um, faço opção pela necessidade de assegurar educação com qualidade aos nossos jovens, desde a educação infantil, para assegurar que sejam cidadãos capazes de praticar ações que mereçam ser chamadas de cidadãs e de exigir que outras pessoas e, em especial, o poder publico desenvolva políticas públicas capazes de assegurar todas as outras questões de direito que estão listadas em seu questionamento. O Brasil precisa apontar para um caminho que vá além da mera questão econômica, sem desprezá-la, mas entendendo que é a educação para cidadania e preparação para a vida que poderá fazer de nossa sociedade uma sociedade desenvolvida, como acontece hoje em vários países que há trinta anos eram mais pobres do que o nosso.
    João Raimundo

    ResponderExcluir
  4. Precisamos planejar uma cidade no centro do Estado do Pará e retirar de Belém a gestão dos Poderes do Estado, transferir para lá toda Aristoburocracia em uma cidade que pense o Estado do Pará para todos!

    ResponderExcluir
  5. Votei em SAÚDE PÚBLICA. As condições de atendimento, a marcação de consultas, a falta de médicos, exames, cirurgias, medicamentos... tornam essa área aquela que necessita de maior atenção de nossos representantes, em minha opnião. A saúde pública de Belém está no CTI !

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.