domingo, 12 de agosto de 2012

O que dizer da primeira pesquisa eleitoral IBOPE para Prefeitura de Belém


A capa do jornal O Libera estampa no dia de hoje a primeira pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Belém. Tirando o universo muito pequeno da amostra, 602 pessoas entrevistadas, é possível levantar algumas questões sobre os números apresentados. Não há dúvida que Edmilson Rodrigues (PSOL) está em primeiro lugar nesta disputa, porém o percentual apresentado de 42% encontra-se superestimado. Também está sobre estimado o percentual de 22% do candidato do PMDB, José Priante. Aparentemente Zenaldo Coutinho do PSDB encontra-se em patamar bastante coerente. Contudo, Arnaldo Jordy do PPS, com 7%, Anivaldo Vale do PR, com 2% e Alfredo Costa do PT, com 1%, encontram-se com percentual subestimado.  Priante (PMDB), Zenaldo (PSDB) e Jordy (PPS) encontram-se embolados na briga para a ida ao segundo turno com Edmilson Rodrigues (PSOL), mas ninguém deve subestimar o candidato do atual prefeito, Anivaldo Vale (PR). Quando a máquina da Prefeitura começar a operam em favor do candidato do Dudu certamente este se qualificará para a disputa. Também não acredito que o candidato do PT, Alfredo Costa, tenha menos do que 5% dos votos nesta eleição. Uma coisa é certa, um segundo turno entre Edmilson Rodrigues (PSOL) e José Priante (PMDB) é tudo o que o Governador Simão Jatene não precisa para dificultar ainda mais o projeto tucano de reeleição. Com qualquer um dos dois eleitos para a Prefeitura de Belém o PMDB deverá antecipar o seu projeto de 2018 para 2014, com possível composição com o PT. Mas, muita água ainda vai rolar nesta eleição, principalmente quando a campanha televisiva começar dia 21 de agosto.

Ps.: Ainda aguardo ansioso pela apresentação de propostas pelos candidatos para o desenvolvimento de nossa cidade. Espero que nesta campanha tenhamos mais conteúdo e menos plasticidade midiática. 

2 comentários:

  1. Priante está com uma campanha na rua e na internet de um jeito diferente. Subiu pra 22 no IBOPE e está no segundo turno com Edmilson.

    ResponderExcluir
  2. Eu li que o Priante vai criar uma agência reguladora pra questão da água e do esgoto pra discutir investimentos com o governo do Estado para estabelecer metas e cotas na cidade de Belém. Nossa cidade precisa de alguém pra resolver essas e outras questões, e ficar mais organizada. Agora é Priante!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.