sábado, 10 de dezembro de 2011

Alunos do curso de economia tem aula prática na SEPOF

O Secretário de Planejamento, Sérgio Bacury, recebeu nesta sexta feira, 09/12, os alunos de economia da Universidade Federal do Pará, para uma aula prática sobre o funcionamento e orçamento no Estado. O Secretário realizou a abertura da aula, apresentando a estrutura da SEPOF e o seu funcionamento em relação aos instrumentos de planejamento. O Professor da UFPA e Presidente do Conselho Regional de Economia do Estado, Eduardo Costa, acompanhou os alunos na atividade.



A Diretora de Planejamento Estratégico, Socorro Castro, explicou  a definição e atributos do Plano Plurianual-PPA. Esclareceu que o PPA é um plano de médio prazo (4 anos), com diretrizes, objetivos, ações e metas, constituído de programas apresentados em  ações de Governo. Apresentou como exemplo a elaboração do PPA 2012-2015 do Governo do Estado, construído com a participação de todos os órgãos e entidades do governo. Destacou ainda  a participação popular nas audiências públicas realizadas nass 12 regiões de integração do Estado e pelo portal do PPA no site da SEPOF.



 A Diretora de Orçamento, Chenia Burlamaqui, expôs como o orçamento do Estado é definido, através da Lei de Diretrizes Orçamentária e a Lei Orçamentária Anual. Estas leis são elaboradas anualmente, com todo detalhamento da despesa de cada órgão do Governo e como é dividido este orçamento. Destacou ainda como se procede a liberação das quotas orçamentárias, em conformidade com a legislação.
Após a aula, os alunos foram conhecer todos os setores da SEPOF, para observar como é realizado o trabalho diário desta Secretaria.



Fonte: http://www.sepof.pa.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=243:alunos-do-curso-de-economia-tem-aula-pratica-na-sepof&catid=1:latest-news

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.