terça-feira, 12 de abril de 2011

O múltiplo papel dos Economistas

A próxima sexta-feira, 13 de Agosto, é uma data importantíssima para a categoria profissional dos Economistas. No dia 13 de agosto de 1951 o presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei 1.441 que regulamenta o exercício profissional do Economista. Em função disto, todo o ano, neste dia, é comemorado o Dia do Economista. É um dia de festa, mas, principalmente, um dia de reflexão sobre o papel do Economista na sociedade e os desafios e oportunidades de sua atuação profissional.
O Economista, muitas vezes visto como o profissional das crises, destaca-se no mundo global e instantâneo contemporâneo por sua formação holística. É ao mesmo tempo técnico e Cientista Social. Domina matemática, estatística e econometria tão bem quanto transita pela história, geografia, filosofia, sociologia e política. Vai da dimensão temporal para a espacial com extrema facilidade. Enxerga o global sem perder o olho do particular, e o particular com uma perspectiva global. Discute e interage com questões gerais tão bem quanto é pragmático na resolução de problemas específicos. Atua no setor privado, público ou terceiro setor. É conhecido por ser o profissional da prosperidade, seja no âmbito micro, quando procura melhorar o desempenho das empresas, ou no âmbito macro, quando procura interferir na economia nacional e mundial com objetivo de acelerar o crescimento econômico sustentado. Entretanto, engana-se quem pensa que o Economista é apenas um profissional da riqueza, do dinheiro. Acima de tudo o Economista é o profissional do bem-estar social. É um interprete da sociedade que se coloca também como importante agente de transformação da própria sociedade. Pensa, desta forma, caminhos e alternativas de desenvolvimento de modo que as condições de vida da sociedade como um todo melhore. É o profissional que busca a prosperidade, mas não perde o foco da pobreza, da miséria e do meio-ambiente. Pelo contrário, busca construir uma sociedade mais justa e igualitária, na qual todos tenham acesso às condições básicas de humanização e desenvolvimento. É um profissional que pensa o abstrato sem perder a sensibilidade do concreto. Ou seja, ser Economista não é para qualquer um, é fundamental a existência de uma vocação para o exercício da profissão. É uma atividade profissional das mais difíceis. E a sociedade como um todo precisa deste profissional.
O dia 13 de Agosto é, portanto, um dia de festa e de reflexão. Precisamos comemorar o Dia do Economista com uma grande festa. Mas precisamos ao mesmo tempo refletir acerca do papel do Economista na sociedade e sobre o reconhecimento e valorização deste profissional. Viva o Economista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.