No dia de ontem a Presidente Dilma
Rousseff, em reunião com Prefeitos e Governadores, lançou a proposta de
realização de um plebiscito para discutir a formação de uma Assembleia
Constituinte com a finalidade de elaborar a Reforma Política.
Sobre este assunto quatro pontos.
- Não seria muito mais objetivo e rápido a elaboração de um Projeto de Emenda Constitucional elaborado pelo Governo e encaminhado às casas legislativas?
- Com esta proposição a Presidente está declarando publicamente a incapacidade que as duas casas legislativas, Senado e Câmara Federal, têm para dar encaminhamentos a este debate fundamental para a sociedade brasileira;
- Dada a mobilização nacional, é no mínimo esperado que a Câmara e o Senado deem as tratativas necessária para a aceleração da Reforma Política;
- A Reforma Política é fundamental, mas temos que discutir seriamente de que reforma estamos falando. O tiro pode sair pela culatra se a sociedade não ficar atenta.
Pior do que isso Eduardo, Dilma falou primeiramente sobre a elaboração de uma assembléia constituinte parcial. O que mostra total despreparo/desconhecimento inclusive dos concelheiros, que parecem não saber que isso é impossível e previsto pela constituição. Tema que fora comentado tempos atrás pelo ministro indicado ao STF pela própria presidente.
ResponderExcluirRealmente a sociedade tem que abrir muito bem os olhos, porque como numa frase acertada que vi em um filme, uma vez, acerca do comportamento camaleônico do sistema: "os políticos mudam pra que no final tudo permaneça igual". Fiquemos atentos a essas "mudanças"