segunda-feira, 18 de julho de 2016

"Mostrando o Pará"




Após 2.343 km rodados de Belém até Conceição do Araguaia, passando por Canaã dos Carajás e Redenção, compartilho meu sentimento de entusiasmo diante de tantas riquezas no nosso estado. É uma diversidade muito grande, mas, infelizmente, pouco conhecida. 
Foram quatro dias em uma viagem que encerrou na madrugada do último domingo, para dar início ao projeto "Mostrando o Pará", que percorrerá pelas 12 regiões de integração do estado, apresentando vídeos com os grandes investimentos e conversando com personalidades sobre as potencialidades e os desafios que temos enquanto sociedade.



Até 2020, o Pará receberá 179 bilhões em investimentos, mas, mesmo assim, ainda possui um enorme passivo social. Cerca de 16% da população sobrevive abaixo da linha da pobreza, número que supera 1.200.000 paraenses de nascimento ou opção. A região do Araguaia, por exemplo, é conhecida pelo fantástico potencial no agronegócio com pecuária de corte, leiteira e um setor de turismo que precisa ser melhor conhecido e explorado.
A ideia de mostrar o Pará surgiu a partir da minha experiência no âmbito acadêmico, nas aulas de economia do estado do Pará e de economia da Amazônia, onde pude constatar que vários alunos de graduação e pós-graduação não conhecem o estado. Sendo assim, deixo o convite para todos os amigos e parceiros acompanharem o nosso trabalho.

Fotos: João Thiago Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.