quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O Papel do Vereador


No próximo dia 07 de outubro a população de Belém irá viver mais uma festa democrática. Por meio das urnas escolherá o seu novo Prefeito e os 35 vereadores que irão compor a Câmara de Vereadores para o exercício 2013-2016. Em que pese ser uma tarefa fundamental para o bom andamento da gestão pública municipal, muitos candidatos a vereador prometem o que não podem cumprir e grande parte da população ainda desconhece qual é papel do vereador e a importância de escolher bem o seu representante.

O vereador basicamente desempenha as seguintes funções:

1.    Legisla sobre assuntos de interesse do município;
2.    Representa a população junto ao Poder Executivo Municipal;
3.    Sugere obras, ações e políticas prioritárias para o executivo municipal;
4.    Discute e aprova o Plano Diretor Municipal e o orçamento anual da Prefeitura, além de fiscalizar o cumprimento do Código de Posturas do Município;
5.    Fiscaliza as políticas, ações, obras e gastos do Poder Executivo Municipal;
6.    Processa e julga o Prefeito quando ele comete alguma irregularidade.

O bom andamento da gestão pública municipal e a reversão dos péssimos indicadores sociais do município de Belém depende em grande parte da qualidade e da participação dos vereadores. É em função disto que no próximo dia 07 de outubro precisamos organizar mais uma marcha contra a corrupção em Belém e nela dar um basta na velha política oportunista, das cartas marcadas, da compra dos votos, daqueles que se habituaram a se servir da coisa pública, e eleger vereadores com espírito público, que queiram por meio da política servir realmente a sociedade. É em função disto que precisamos eleger Eduardo Costa (23023) vereador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.