segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Economistas vão às urnas e elegem novos dirigentes do CORECON-PA

O Conselho Regional de Economia do Estado do Pará (CORECON-PA) realizou no dia 25 de outubro, a eleição para renovação de três Conselheiros Efetivos e três Conselheiros Suplentes, com mandato de três anos e de Delegado-Eleitor Efetivo e Suplente. Os Conselheiros Efetivos eleitos foram os economistas: Antônio Ximenes Barros, Nélio Geraldo Bordalo Filho e Maria Lúcia Bahia Lopes e os Conselheiros Suplentes são os economistas: João Tertuliano de Almeida Lins Neto, Erick Douglas Dias da Costa e Pablo Damasceno Reis.
Já os cargos de Delegado-Eleitor Efetivo e Suplente junto ao Colégio Eleitoral do Conselho Federal de Economia (COFECON) serão representados pelos economistas Eduardo José Monteiro da Costa e Patrícia Maslova dos Santos Moreira Godoy.
Na ocasião, foi realizada também uma consulta aos economistas para a renovação de Presidente e Vice-Presidente. A chapa Consolidando Conquistas venceu as eleições e para o exercício de 2012 o Presidente eleito foi o economista Antônio Ximenes Barros e o Vice-Presidente o economista Marcus Vinícius Gomes Holanda.
O resultado das eleições 2011 passará ainda pela análise do Plenário do CORECON-PA que terá como pauta a sua homologação, conforme Resolução nº 1. 833, de 30 de julho de 2010, do Conselho Federal de Economia (COFECON).


 
Texto: Andressa Ferreira – Assessora de Comunicação do CORECON-PA

Plenária Popular discutirá separatismo


Nesta segunda-feira, 31/10, às 19 horas, se realizará uma ampla PLENÁRIA POPULAR para ouvir propostas, esclarecer dúvidas e fortalecer o movimento pela NÃO DIVISÃO do Estado. Já confirmaram participação diversas lideranças políticas, sindicais, religiosas e comunitárias, e redes sociais. A plenária será realizada no Auditório da Igreja Anglicana - End. Av. Serzedelo Correa, 514 entre Gentil e Conselheiro Furtado (em frente ao Cemitério da Soledade).

Enquete sobre a divisão territorial do estado do Pará ultrapassa mil votos

A enquete sobre a divisão do estado do Pará realizada pelo Blog Economia, Política e Religião ultrapassou no último sábado dia 29 de outubro a marca de mil votos. No levantamento feito na manhã desta segunda-feira, dia 31 de outubro, já foram computados 1023 votos, sendo 801 (80%) contrários a divisão do estado do Pará, 185 (18%) favoráveis a criação dos estados de Tapajós e Carajás e apenas 37 (3%) se consideraram indecisos. A  enquete estará aberta até o dia 30 de novembro. Se você ainda não votou ainda há tempo!


CORECON-PA marca presença na cerimônia de lançamento do Curso de Economia da UNAMA


A convite da Reitoria da Universidade da Amazônia (UNAMA), o Presidente do Conselho Regional de Economia do Estado do Pará (CORECON-PA), o economista Eduardo Costa, juntamente com o economista Pablo Damasceno, marcaram presença na cerimônia de Lançamento do Curso de Ciências Econômicas da UNAMA no Campus Alcindo Cacela.
 Na mesa de abertura do evento, estiveram presentes: o professor e Pró-Reitor de Ensino da UNAMA, Evaristo Rezende; o professor e Diretor do Instituto de Ciências Sociais, Roberto Alcântara; a professora e Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Núbia Maciel; o professor e Coordenador do Curso de Ciências Econômicas, Kleber Mourão; e o professor e palestrante Luiz Carlos Mendonça de Barros.



Um dos primeiros a serem ofertados pela UNAMA, o Curso de Ciências Econômicas já formou 4.592 economistas e 72 mestres em economia, sendo responsável pela graduação de 43% dos economistas que atuam no Estado do Pará, de acordo com o diagnóstico do perfil profissional do economista do estado do Pará elaborado pela Comissão de Valorização Profissional do CORECON-PA.
 De acordo com o professor Roberto Alcântara, os principais fatores do lançamento do Curso no Campus da Alcindo Cacela foram à proximidade e a acessibilidade. “O nosso intuito foi resgatar o histórico do Curso na Instituição, mas principalmente atender a demanda das pessoas que trabalham na área urbana, tornando-o mais acessível na participação desses novos economistas no processo de desenvolvimento da sociedade”, explicou Roberto Alcântara.
 A UNAMA é a única instituição de ensino superior particular a ofertar o Curso de Ciências Econômicas na Região Metropolitana de Belém. O Coordenador do Curso, Kleber Mourão, lembrou que a partir do vestibular deste semestre, cujas inscrições poderão ser efetuadas até o dia 04 de novembro, serão ofertadas 50 vagas no turno da noite, com mensalidade de R$ 550,00. “A nossa idéia foi atrair a demanda, reposicionando o Curso de Ciências Econômicas que já existe há 37 anos”, ressaltou.


 O evento realizado no dia 27 de outubro contou ainda com a participação do Professor Luiz Carlos Mendonça de Barros, que proferiu a conferência “Cenários Econômicos e Perspectivas da Economia Global” fazendo um breve relato da economia brasileira nos últimos quinze anos. Mendonça de Barros é Doutor em Economia pela Unicamp. Foi Diretor do Banco Central do Brasil, Presidente do BNDES e Ministro das Telecomunicações na primeira gestão do governo de Fernando Henrique Cardoso.

Texto: Andressa Ferreira – Assessora de Comunicação do CORECON-PA
Fotos: Helder Leite

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Luiz Carlos Mendonça de Barros ministrará conferência no lançamento do Curso de Economia da UNAMA

Acontecerá na noite da próxima quinta-feira, dia 27 de outubro de 2011, o lançamento do Curso de Ciências Econômicas da UNAMA. Na ocasião ocorrerá a conferência "Cenários Econômicos e Perspectivas da Economia Global" do economista Luiz Carlos Mendonça de Barros a ser realizada no Auditório David Mufarrej, Campus Alcindo Cacela, às 19h.

Palestrante: Dr. Luiz Carlos Mendonça de Barros - Engenheiro de Produção, pela USP, e Doutor em Economia, pela Unicamp. Foi Ministro das Comunicações. Comandou o processo de privatizações nas comunicações. Foi Presidente do BNDES e Diretor do Banco Central do Brasil. É colunista e articulista da Folha de São Paulo e comentarista econômico da Band News. É reconhecido como um dos mais respeitados economistas do país e foi eleito um dos 100 melhores palestrantes nacionais. Como empresário, fundou a Patente Corretora de Valores. Fundou o Planibanc. Fundou o Banco Matrix, em sociedade com André Lara Resende. Em parceria com Reinaldo Azevedo, fundou a revista Primeira Leitura. Foi diretor do Invest Banco. Fundou a Quest Investimentos, da qual é sócio e responsável pela estratégia macro-econômica dos Fundos Quest.

Programa de Apoio a Reforma Urbana promoverá debate sobre a divisão do Pará


O Programa de Apoio a Reforma Urbana (PARU) vinculado a Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará realizará na tarde desta quinta-feira, dia 27 de outubro um debate sobre a divisão do estado do Pará. Participarão do debate o Presidente do CORECON-PA, economista Eduardo Costa, o professor da Faculdade de Economia, Aluízio Leal, um representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPA), um representante do PARU/UFPA e representantes das frentes favoráveis a divisão do estado. O evento ocorrerá no Auditório Profissional II a partir das 17h.